Tal como na época de Natal somos diariamente bombardeados pelas publicidades aos mais variados brinquedos, também na altura do Verão a publicidade a toda uma panóplia de produtos dietéticos (e nem vou dissertar sobre os efeitos secundários nefastos que muitos deles têm para a saúde de quem os toma) é uma constante!
Tenho de admitir que a publicidade a este tipo de produtos me irrita profundamente!!
É óptimo ter-se um peso saudável... por todas as razões e mais algumas!
No entanto, publicidades tipo "Ainda está a tempo de ficar em forma para o Verão - tome XPTOWYZ e tenha a imagem que sempre desejou!" associadas a uma imagem de uma qualquer modelo com um aspecto físico para lá do esquelético... deixam muito a desejar e pretendem tudo menos incutir nas pessoas o objectivo de se manterem saudáveis, não só fisicamente mas também psicologicamente!
Muitas vezes já havia comentado com amigos que, e nunca descurando da liberdade de expressão, publicidades como estas deveriam ser proibidas e/ou controladas segundo determinados parâmetros!
Facto é que, hoje ao ler o jornal Público me deparei com uma notícia que dava conta que uma classe partidária espanhola defende uma emenda à lei do audiovisual que está actualmente em discussão no congresso espanhol, no sentido de que a publicidade a produtos dietéticos e a tratamentos estéticos fiquem fora do horário de televisão a que os menores assistem, passando apenas a poderem passar entre as 22h00 e as 6h00.
O objectivo é "proibir produtos que apelem à alteração da imagem e que possam influenciar negativamente os menores, incitando a comportamentos que possam resultar em doenças como a anorexia ou a bulimia" diz a proposta.
Eu aplaudo e lamento que em Portugal ainda não tenhamos uma medida legislativa neste sentido!
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