Mesmos olhos, mesma pessoa, visões diferentes

É curioso que, há algum tempo atrás, olhei para uma pessoa e aos meus olhos só consegui ver nela:
  • um ser absolutamente desprezível, capaz das atitudes mais ignóbeis, de uma deficiência de carácter tão colossal que desacreditei totalmente que pudesse um dia, por mais longínquo que fosse, deixar de ser absolutamente desprezível para passar a ser "só" desprezível!
No entanto... uns meses mais tarde essa pessoa surpreende-me e... tudo aquilo que anteriormente os meus olhos viam nela já não existe... agora eles vêem uma pessoa diferente que, não só já não é absolutamente desprezível como nem sequer é mesmo desprezível!
Pelo contrário! Essa pessoa afinal, e não obstante já ter demonstrado falhas de carácter gravíssimas e de me ter magoado profundamente, prova-me agora que é capaz de:
  • me apoiar, estar ali para mim sem hesitar, com todo o carinho e atenção, surpreendendo-me em sentidos que eu nunca poderia imaginar, demonstrando uma enorme preocupação e cuidado com as pessoas que o rodeiam... pessoas essas que, para espanto meu, lhe têm um profundo respeito e admiração por ser (e passo a citar) "uma pessoa com um enorme coração, com muita sensibilidade e de um altruísmo inigualável!"...
Ora, as perguntas que eu fiz a mim mesma são:
Onde é que estava isto tudo há uns meses atrás que eu não vi nada?!
Será que há uns meses atrás tudo isto não existia?
E todas aquelas que eu vi, onde é que elas estão?! Para onde foram?!
Será que esta pessoa que vejo agora é realmente a mesma?!
Foram os meus olhos que não o viram da forma que ele era ou agora é que não estou a vê-lo verdadeiramente?!
Poderá alguém mudar assim de uma forma tão radical?!
Será que está a fingir?!
Tudo me passou pela cabeça, mas o facto é que só consegui chegar a uma conclusão...
As pessoas não mudam de um dia para o outro, nem de um mês para o outro, nem mesmo de um ano para o outro!
Ninguém muda e passa a ser uma pessoa diferente!
Na verdade as pessoas são como uma figura geométrica... têm vários lados, vários ângulos, vários prismas... dependendo do prisma com o qual ela entra na tua vida ela pode ser melhor ou pior! Ela não tem culpa, naquele determinado aspecto da sua vida aquele é o seu prisma... podes ter sorte e naquele prisma que te calhou ela ser perfeita ou podes ter muito azar e no prisma que te calhou essa pessoa é um autentico desastre!
E nós, o que é que fazemos?! Julgamos o todo por uma parte!
Eu pelo menos fiz isso... julguei o todo por uma parte e enganei-me!
Por isso, a única conclusão a que chego é que não é por alguém ser um péssimo namorado que não pode ser um amigo fabuloso (para além do imaginável)... um profissional admirável... um ser humano especial!
Não é por alguém ser muito mau numa coisa que é muito mau em tudo... pelo contrário... cada vez mais acredito que tudo o que uma pessoa tem de bom tem proporcionalmente de mau e vice-versa!
Ninguém é perfeito... só temos de torcer para que a parte de cada pessoa com que temos de viver seja aquela na qual ela tem o seu melhor!
Se não for... nada melhor do que conhecermos outros ângulos! Tenho a certeza que vamos sempre encontrar algum que nos vai surpreender, e muito, pela positiva!
Hoje vejo-o com os mesmos olhos e olho para a mesma pessoa... os olhos são os mesmos e a pessoa também... mas aquilo que vejo é bem diferente!
Não é por tudo o que já antes vi não existir ou ainda não estar lá... é simplesmente porque agora não estou a ver do mesmo lado que vi antes... e nem sequer estou a ver o mesmo lado!
E eu gosto deste lado... gosto muito!
Mas não é por isso que tenho ilusões!

Sem comentários:

Enviar um comentário